Muita gente brincava com bolinhas de gude na infância e provavelmente tinha uma coleção de dezenas delas, de cores que variavam do verde, azul e chegavam ao preto. Os anos passam e as bolinhas são esquecidas, mas um canal do YouTube prova que elas podem sim divertir adultos também.
O holandês Jelle Bakker tem uma forma de autismo e seu grande hobby é brincar com as bolinhas. Por isso, ele decidiu criar um canal no YouTube dedicado a elas, o Jelle's Marble Runs (ou Corrida de Bolinhas de Gude do Jelle, em tradução livre). Nos vídeos, ele promove as MarbleLympics, uma série de corridas de bolinhas de gude.
A 'olimpíada' deste ano já está em sua sexta fase, e cada vídeo conta com pistas que imitam pistas de atletismo em cenários que se assemelham a ginásios - há até uma plateia cheia de bolinhas -, tudo construído pelo próprio Jelle. E nem todas as etapas consistem em apenas uma pista reta: em alguns vídeos, as bolinhas competem em funis e 'tobogãs'.
Leia mais:
Músicas inéditas de Michael Jackson são encontradas em depósito nos EUA
Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Além disso, Jelle narra cada vídeo como se fosse uma competição de verdade. As pistas de corrida são feitas com peças de Lego e placas de plástico. Cada bolinha participante tem um nome próprio, e, conforme vão vencendo as corridas, elas avançam na competição.
Confira: