Uma empresa californiana está oferecendo o serviço de cães farejadores para vasculhar casas de pais que suspeitem que seus filhos estejam usando drogas.
O serviço - que custa cerca de US$ 100, mas varia de acordo com o local e a amplitude da busca - tem como objetivo encontrar eventuais esconderijos para drogas como maconha, heroína, cocaína e ecstasy, sem que os pais tenham que confrontar seus filhos antes de ter provas de que estes estão usando substâncias ilícitas.
Em uma simulação feita diante da BBC, a cadela Julia levou alguns minutos para encontrar falsas drogas escondidas dentro de uma casa.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
A iniciativa levanta um debate sobre a privacidade dos adolescentes vasculhados. Mas Sue Watkins, da empresa Drug Dog Services LLC, diz que os pais que recorrem a seus serviços o fazem por um bom motivo.
"Se alguém me liga (pedindo cães farejadores), é porque no fundo já acha que seu filho está usando drogas. E provavelmente está certo."
Se alguma droga é encontrada na casa vasculhada, apenas o contratante do serviço é notificado. A empresa promete sigilo e não aciona a polícia. Daí, resta aos pais decidir como enfrentar o problema.