A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação, divulga a lista dos 39 cursos de mestrado e doutorado que foram descredenciados por tirarem notas 1 ou 2 na avaliação trienal.
Segundo informa a Agência Brasil, entre os programas de pós-graduação que foram classificados como não-recomendados estão alguns de universidades públicas, como o curso de mestrado e doutorado em Cirurgia Plástica da Universidade de São Paulo (USP), e de Cirurgia Geral da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Foram avaliados 2.257 programas de pós-graduação, que receberam notas de 0 a 7. Além dos que foram descredenciados, outros 595 cursos pediram revisão de conceito. Desses, 154 tiveram a nota modificada.
Leia mais:
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
A avaliação foi feita por 700 especialistas de 45 áreas do conhecimento entre 2004 e 2006. Os alunos que estão cursando mestrado ou doutorado nas instituições que tiveram os programas de pós-graduação descredenciados terão o diploma validado, mas o mesmo não deve acontecer com aqueles que iniciem os cursos a partir de agora.
>> Clique aqui e confira o resultado final da avaliação dos programas de pós-graduação.