O presidente da Conferência Episcopal colombiana, cardeal Rubén Salazar, se declarou satisfeito em ter seu nome na lista de possíveis sucessores do papa Bento XVI.
"É uma honra e uma responsabilidade muito grande estar nessa lista", disse o sacerdote. Bento XVI anunciou ontem (11) que deixará o pontificado no próximo dia 28 de fevereiro.
O cardeal foi incluído entre os possíveis sucessores do papa por especialistas que apontam favoritismo de cardeais italianos e latino-americanos. Salazar, assim como os demais 120 cardeais, tem a possibilidade de votar e ser votado.
Leia mais:
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
"Tudo isso me obriga a entrar em uma oração muito forte para que o Senhor me ilumine para cumprir esta tarefa com responsabilidade", disse Salazar, sobre a hipótese de sua escolha.
O cardeal colombiano viajará a Roma nas próximas semanas para participar da escolha do sucessor de Bento XVI. A eleição será feita em conclave, previsto para meados de março.
Salazar foi elevado ao posto de cardeal no ano passado em Roma junto a outros cinco bispos de outros países. Ele tem 70 anos, sendo 45 dedicados ao sacerdócio.