Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Na Grã-Bretanha

Cardeal renuncia após denúncias de assédio sexual

Agência Brasil
25 fev 2013 às 10:50

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O cardeal Keith O'Brien, homem mais importante na hierarquia da Igreja Católica na Grã-Bretanha, apresentou pedido de renúncia hoje (25), após de ter seu nome envolvido em um escândalo ocorrido há três décadas. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pela Igreja católica escocesa.

De acordo com o comunicado, "o papa Bento XVI aceitou em 18 de fevereiro a demissão do cardeal O'Brien do governo da Arquidiocese de Saint Andrews e Edimburgo [Escócia]".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O'Brien, de 74 anos, é acusado por três padres e um ex-sacerdote de ter se "comportado de maneira inapropriada" nos anos 1980. As quatro testemunhas alegam terem sido vítimas de assédio sexual.

Leia mais:

Imagem de destaque
durante uma festa do rapper

Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas

Imagem de destaque
Previsão da ONU

La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência

Imagem de destaque
Dos EUA

Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster


O cardeal, que previa se aposentar no final do mês que vem, quando completa 75 anos, negou todas as acusações. Sua presença era prevista no conclave que vai eleger o novo papa, após a renúncia de Bento XVI.


Segundo analistas, as revelações aumentam a pressão sobre a Igreja Católica, que já vinha enfrentando acusações de corrupção, má administração e pedofilia.

Com a renúncia de O'Brien, 115 cardeais devem participar do próximo conclave, o mesmo número de religiosos que escolheram Bento XVI. O pontífice, de 85 anos, anunciou sua saída este mês. Ele deixa o pontificado na próxima quinta-feira (28). A previsão do Vaticano é que o novo papa seja escolhido até a Páscoa. (Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa, e da BBC Brasil)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo