12/05/21
PUBLICIDADE
Igreja católica

Celebrar missas sem povo 'é um perigo', diz papa Francisco

Durante a missa na Casa de Santa Marta desta sexta-feira (17), o papa Francisco afirmou que celebrar a missa sem a presença dos fiéis "é um perigo" e que a medida deve ser adotada neste momento apenas "para sair do túnel" da atual situação mundial.

Ansa
Ansa


"É verdade que neste momento é preciso [celebrar assim] para sair do túnel, para não permanecer assim. Essa não é a Igreja, é uma Igreja em uma situação difícil", disse o Pontífice durante a celebração, que foi transmitida de maneira online.

Segundo Francisco, realizar as missas "com os meios de comunicação", fazendo uma "comunhão espiritual", não pode ser considerada uma modalidade normal para viver a fé. "Estamos juntos, mas não estamos juntos. Só a comunidade é Igreja. A Igreja é com o povo, com o sacramentos. [...] A Igreja é familiaridade completa com os sacramentos e o povo fiel de Deus", seguiu em sua homilia.

Ainda durante sua pregação, o líder católico contou a história de um bispo italiano que pediu para que ele rezasse as celebrações da Semana Santa e da Páscoa - que foram fechadas aos fiéis - "com 20 ou 30 pessoas porque a basílica é grande e assim ele poderia ver as pessoas".

O Pontífice disse que, em um primeiro momento, pensou "o que ele tem na cabeça?". "Mas, depois entendi. Ele me pediu para ficar atento para não viralizar a Igreja, não viralizar os sacramentos, não viralizar o povo de Deus porque eles são concretos", destacou ainda.

Desde o início de março, por conta do avanço da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), todas as celebrações religiosas do Vaticano são realizadas sem a presença dos fiéis - apenas com religiosos e funcionários da Santa Sé - e transmitidas via streaming para o mundo todo. A medida foi tomada como forma de evitar a propagação da Covid-19 e foi recomendada para todos os países em que a pandemia se instalou.
Ansa Brasil
PUBLICIDADE
Continue lendo
Recomendação da Anvisa

Saúde suspende vacinação com o imunizante da AstraZeneca em gestantes

11 MAI 2021 às 18h35
Operações violentas

Polícia pode entrar em casas para perseguir fugitivo, mas só se tiver indícios

11 MAI 2021 às 17h45
Representatividade

Maringá organiza live de enfrentamento à LGBTFOBIA na próxima segunda (17)

11 MAI 2021 às 17h14
Desligamento Incentivado

Telefônica e sindicatos negociam desligamento de funcionários da Vikstar em Londrina

11 MAI 2021 às 16h55
Após tragédia em SC

Vereadora propõe criação de programa de defesa pessoal para os professores de Londrina

11 MAI 2021 às 16h21
CPI da Covid

Presidente da Anvisa confirma que Saúde sabia que máscaras distribuídas eram impróprias

11 MAI 2021 às 16h08
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados