O Paraná confirmou nesta terça-feira (22) o primeiro caso de Doença de Chagas após a ingestão de caldo-de-cana.
O paciente, um homem de meia idade, está internado no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba.
Segundo os médicos que o atenderam, ele tomou a bebida próximo à BR-101, em Navegantes, no estado de Santa Catarina, no dia 12 de fevereiro.
Leia mais:
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
Os primeiros sintomas apareceram no final do mesmo mês, segundo informações do hospital. O paciente tem febre, dores musculares e de cabeça e inchaço nos olhos.
A região de Itajaí, em Santa Catarina, vive um surto de Doença de Chagas com 19 casos confirmados, com três mortes e três óbitos sob investigação, além de 12 suspeitos.
Houve uma quarta morte, em Jonville, mas o resultado dos exames ainda não foi divulgado. O paciente, um turista boliviano, ficou internado durante uma semana e morreu no dia 8 deste mês.
O surto de doença de Chagas na forma aguda ocorreu entre os municípios de Piçarras e Itajaí, onde todas as vítimas tomaram caldo de cana em um quiosque ao lado da BR-101, entre os dias 13 e 20 de fevereiro. Duas crianças e uma mulher de uma mesma família morreram.
Desde segunda-feira (21), com o alerta da Secretaria da Saúde sobre a necessidade de todas as pessoas que tomaram caldo de cana da região fizessem exames de sangue, está havendo filas em laboratórios de Itajaí e Balneário Camboriú.