Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Preparativos

Chaminé para conclave é instalado no Vaticano

Agência Brasil
09 mar 2013 às 16:22

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Bombeiros do Vaticano finalizam os preparativos para o conclave. Ao longo do dia de hoje (9), eles instalaram a chaminé no teto da Capela Sistina, por onde será lançada a fumaça que vai indicar se o papa foi escolhido. A fumaça de cor branca é a indicação de que há um papa eleito. Mas se a fumaça tiver cor escura, não há consenso e o papa não foi escolhido, obrigando os cardeais a se reunirem em novas votações até um acordo.

Paralelamente à instalação da chaminé foram levados dois fornos, nos quais as cédulas dos votos dos 115 cardeais serão queimadas. Após cada votação, há a emissão da fumaça – branca ou escura – para informar ao mundo a decisão. O consenso só é obtido se houver dois terços do total de votos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Desde o último dia 5, a Capela Sistina está sendo preparada para o conclave. O local foi fechado para visitas públicas. Hoje, por exceção, foi aberto por alguns minutos. Os policiais do Vaticano redobraram os cuidados e passaram a fazer rondas mais frequentes e demoradas nos principais locais. Jornalistas são avisados que só podem transitar em determinadas áreas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apelo pela paz

ONU aprova conferência para discutir criação de Estado palestino

Imagem de destaque
Saiba mais

Tarifas em governo Trump 2 podem provocar invasão de produtos chineses no Brasil

Imagem de destaque
Impostos

Rupert Grint, de Harry Potter, deve pagar R$ 14 milhões em batalha judicial

Imagem de destaque
Entenda

Argentina anuncia reforma migratória que pode afetar brasileiros no país


Durante o conclave, que começa no dia 12, os cardeais deverão ficar isolados. Não deverão receber informações externas nem acompanhar os noticiários. Antes de entrar para a assembleia, todos serão cuidadosamente revistados. O Vaticano pretende instalar um sistema para bloquear a comunicação, inclusve para telefones celulares.

Às vésperas do início do conclave aumentam as apostas sobre quem será o papa. A turista alemã Magdalena Krenek, que é católica, disse que o papa será negro e africano. "Tenho a impressão de que o papa será negro e virá da África. O que será bom para todos", disse ela. Já o italiano Nuncio Sposito disse que não tem um nome em mente, mas garante que será um cardeal da Itália. "Eu gostaria que fosse italiano".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo