O jornal satírico francês Charlie Hebdo publicou nesta sexta-feira (2) uma charge retratando vítimas do terremoto ocorrido na região central da Itália no último dia 24 e causou revolta entre os italianos.
No desenho, que ganhou o título de "Terremoto à italiana", as vítimas são retratadas com referências à culinária do país: um homem ensanguentado é chamado de "penne ao molho de tomate", uma mulher machucada é definida como "penne gratinado", e uma pilha de corpos cheios de sangue é comparada pelo jornal a uma "lasanha".
O prefeito de Amatrice, Sergio Pirozzi, repudiou a imagem e pediu que os mortos sejam respeitados. A cidade registrou 232 das 293 vítimas fatais da tragédia e foi a mais danificada em suas estruturas.
Leia mais:
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
A Embaixada da França na Itália também manifestou repúdio à publicação. "O desenho publicado pelo 'Charlie Hebdo' não representa absolutamente a posição da França", escreveu em comunicado a entidade citando a "imensa tragédia" que atingiu a Itália. "A França expressou suas sinceras condolências às autoridade e ao povo italiano e ofereceu sua ajuda. Estamos próximos à Itália nesse difícil desafio", conclui a nota.
Ao todo, o sismo deixou 293 mortos e milhares de desabrigados em várias cidades italianas.