Um molho de chaves que servem para abrir e fechar portões e escritórios de um laboratório de armas nucleares dos EUA desapareceu no mês passado, mas autoridades mudaram as principais fechaduras e disseram que a segurança nacional não está comprometida. A informação é da agência Associated Press.
As chaves desaparecidas do Laboratório Nacional Lawrence Livermore são o mais recente embaraço para a Universidade da Califórnia, que administra a instalação, assim como o Laboratório Nacional Los Alamos no Novo México, para o Departamento de Energia.
Guardas de Livermore descobriram que as chaves tinham desaparecido no dia 17 de abril. Elas ainda têm que ser localizadas, segundo a porta-voz do laboratório Susan Houghton.
Leia mais:
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
Houghton disse que não houve indícios de tentativas de acesso ao laboratório com as chaves desaparecidas. Ela disse que por questões de segurança não poderia dizer quantas fechaduras as chaves sumidas podem destrancar, mas afirmou que cerca de cem fechaduras mais importantes firam trocadas. Há cerca de 200 no total.
três investigações internas foram iniciadas para verificar se as chaves foram roubadas ou simplesmente deixadas no lugar errado. O guarda que as viu pela última vez disse que as devolveu a seu compartimento ao terminar seu turno de trabalho no dia 16 de abril.
O gerenciamento de laboratórios da Universidade da Califórnia tem sido criticado recentemente por problemas na instalação de Los Alamos, incluindo relatos de abuso financeiro por funcionários.