O presidente Fernando Henrique Cardoso recebeu, na noite deste domingo, em Nova Iorque, um telefonema do presidente da Venezuela, Hugo Chavez, para tranqüilizá-lo sobre a instabilidade política no país vizinho. Fernando Henrique participava de recepção oferecida pelo representante do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU), Gelson Fonseca, quando Hugo Chavez telefonou. O presidente perguntou se Chavez ainda estava disposto a continuar fazendo esforços para negociar com as autoridades venezuelanas, e ele garantiu que se empenhará para continuar dialogando.
Com relação ao abastecimento do petróleo fornecido pela Venezuela – país que é um dos maiores exportadores do combustível no mundo – Chavez afirmou que está enfrentando algumas dificuldades, mas garantiu o controle da situação. Fernando Henrique conversou, ainda, sobre a prisão de um português que provocou a morte de alguns venezuelanos, mas Chavez afirmou que o caso não tem nenhuma vinculação com os problemas políticos que o país vem enfrentado.
O presidente Fernando Henrique negou, ainda, que Chavez tenha pedido a intervenção da Organização dos Estados Americanos (OEA), e revelou que, na ótica de Hugo Chavez, "está tudo sob controle" no país vizinho. "Ele só queria me dar informações em primeira mão da situação na Venezuela", encerrou o presidente.