Cidade grande é sinônimo de progresso, poluição, trânsito intenso e muito trabalho com horas em frente ao computador. Soma-se a isso um dia de sol forte para se ter o cenário ideal para prejudicar o órgão que funciona como uma janela para o mundo: os olhos. "Nos grandes centros, temos excesso de poluentes no ar que acabam irritando os olhos, deixando-os vermelhos e causando aquela sensação da presença de grãos de areia, coceira e até casos de alergia", explica o Dr. Alfredo Tranjan, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e especialista em oftalmologia pela Associação Médica Brasileira.
Pequenas mudanças no dia-a-dia podem fazer diferença como postura correta ao se sentar, cuidados com iluminação e até uma pausa para quem trabalha muito tempo em frente ao computador. "Pode parecer pouco, mas já ajuda a preservar a saúde dos olhos", analisa Tranjan.
O especialista alerta que a maioria das pessoas se preocupa com os cuidados a serem tomados com os olhos apenas no verão, por se tratar de um período em que ocorrem muitos casos de conjuntivite. "Os problemas com os olhos não ocorrem somente durante o verão. Nesse período de final do inverno e início de primavera, o pólen das flores fica em evidência fazendo com que aumente os casos alérgicos. Ou seja, temos que ter maior cuidado com esses ambientes, por exemplo", alerta Tranjan.
Leia mais:
Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo
Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos
França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens
Marta vence primeiro título nos Estados Unidos com Orlando e estadunidenses se rendem à 'rainha'
"O que podemos fazer para evitar as doenças ou pelo menos diminuí-las é manter sempre as mãos bem limpas, evitando levá-las aos olhos. Outra forma de proteção para as pessoas que estão em constante contato com a poluição e com os raios solares, como os motoboys, é utilizar óculos escuros, de preferência àqueles com selo de proteção aos raios ultravioleta, além de utilizar colírios a base de lágrima artificial para lubrificar os olhos. Bom sono, não fumar, diminuir o stress, proteção contra o sol e uma dieta balanceada contendo uma gama de vitaminas e minerais são elementos essenciais para uma boa visão e para manter os olhos saudáveis em crianças e adultos", finaliza.