Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Postura radical

China expulsa jornalistas de área afetada por terremoto

France Presse
31 dez 1969 às 21:33

Compartilhar notícia

AFP / Liu Jin
siga o Bonde no Google News!

A polícia chinesa expulsou nesta quinta-feira (12) jornalistas estrangeiros de um bairro de uma cidade de Sichuan, a região do sudoeste do país afetada pelo terremoto de 12 de maio que deixou mais de 80.000 mortos e desaparecidos.

No bairro de onde foram expulsos os profissionais da imprensa fica um colégio que desabou no tremor, matando centenas de crianças. Os pais acusam as autoridades locais de corrupção.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


Dois profissionais da AFP estão entre os jornalistas de pelo menos seis meios de comunicação que foram detidos em um primeiro momento no bairro de Juyuan, na cidade de Dujiangyan. O objetivo era fazer uma reportagem sobre a escola destruída.


Os policiais colocaram os jornalistas em uma caminhonete, destruíram a câmera fotográfica de um deles e os levaram para um edifício público. Uma hora depois foram liberados. "Não pode fazer reportagens em Dujiangyan. Têm que ir embora", ordenou um policial.


O incidente aconteceu um dia depois de uma autoridade do governo chinês ter garantido que os jornalistas estrangeiros podiam trabalhar livremente em Sichuan.


Nesta quarta-feira (11), as autoridades concederam permissões à imprensa estrangeira para uma visita às áreas afetadas pelo tremor. Os repórteres da AFP receberam estas permissões.


Restrições


Nas duas primeiras semanas após a maior catástrofe natural na China em 32 anos, os jornalistas não encontraram muitas dificuldades para cobrir a tragédia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Porém, com o fim das operações de resgate, tanto a imprensa chinesa como a internacional passaram a encontrar muitas dificuldades para informar sobre os desabamentos de escolas e outros edifícios, já que a corrupção mina o setor da construção civil na China.


Últimas notícias

LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas