Tropas do governo afegão cercaram nesta quarta três cidades no sul do Afeganistão onde supostos remanescentes do Taleban estavam se escondendo, travando uma batalha que deixou 40 talebans e sete soldados mortos, disseram autoridades.
O combate ocorreu em Nimakai, cidade cerca de 10 quilômetros ao norte de Spinboldak, disse à agência Associated Press o chefe distrital Fazaluddin Agha. Rapidamente, a luta se espalhou para os vilarejos de Populzai e Hassanzai, acrescentou.
"Estávamos tentando encontrar esses talebans e recebemos uma pista de que estavam se escondendo nessas cidades", disse ele. Agha acrescentou que vários dos talebans conduziram missões relâmpago contra tropas afegãs nos últimos dias.
Leia mais:
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Agha disse que cerca de 50 soldados afegãos foram enviados originalmente a Nimakai, e mais tarde reforços levaram o número de soldados a cem.
Cerca de 20 combatentes talebans foram mortos em Populzai, e o restante nas outras duas localidades, disse ele. Sete soldados também morreram no combate, que durou cerca de nove horas.
O Taleban é um grupo extremista islâmico que controlava mais de 90% do Afeganistão até os ataques dos EUA, em 7 de outubro de 2001.