Os cidadãos brasileiros vão ter, em breve, serviço telefônico gratuito para registrar reclamações em caso de insatisfação com o atendimento em órgãos públicos federais.
A informação é da ouvidora-geral da República, Eliana Pedrosa. Ela disse neste sábado, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, que, em sua gestão, será criada uma rede de ouvidorias para que o cidadão esteja representado em todas as repartições públicas.
Eliana Pedrosa assumiu há uma semana a coordenação da ouvidoria-geral e encomendou trabalho de levantamento das ouvidorias existentes para começar a integrá-las.
Leia mais:
Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
"Sabemos que há ouvidorias nos ministérios do Planejamento e da Fazenda e em alguns bancos públicos, mas queremos saber exatamente quantas são e onde estão para iniciar o trabalho de rede", afirmou.
Segundo a ouvidora-geral, a meta é ter uma ouvidoria em todo local onde o serviço público é prestado.
"Não há no Brasil a cultura de participar da construção do serviço público, mas queremos mudar esse quadro. Com a criação de ouvidorias, vamos mostrar ao cidadão que a melhoria desse serviço só acontece se ele pressiona, se ele reclama. Queremos que a ouvidoria seja a voz do povo", concluiu.