"Fome Zero, orgasmo dez", diz o advogado e ex-vereador Arimatéia Dantas (PT), 41, criador do Dia do Orgasmo, celebrado nesta sexta-feira em Esperantina (PI), aproveitando o gancho de que o principal programa social do governo federal começou no Piauí.
Os piauienses estão divididos: alguns defendem a idéia, outros acham que isso não traz uma imagem positiva para o Estado.
O governador Wellington Dias (PT) fica em cima do muro, mas diz: "Temos que ter orgasmo todos os dias para suportar as adversidades da vida".
Já o prefeito de Esperantina, José Ivaldo Franco (PSDB), é contra. "Isso não é prioridade. Existem mil coisas mais sérias a fazer para melhorar a vida da população", diz.
Leia mais:
Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil
Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo
Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos
França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens
O ex-vereador discorda: "O orgasmo liberta e leva as pessoas para um lado mais solidário, o que pode entrar em conflito com o sistema", afirma.
Para ele, o orgasmo tem um papel revolucionário. "Orgasmo: Endurecer sem Perder a Ternura", são os dizeres de uma das faixas que Dantas colocou na cidade, parafraseando Che Guevara.
Há dois anos, o prefeito vetou o projeto, aprovado por unanimidade na Câmara, que procurava instituir oficialmente a data no calendário da cidade. Com a repercussão do caso, os vereadores ficaram constrangidos e não derrubaram o veto do prefeito.
No entanto, desde então o Dia do Orgasmo começou a ser comemorado informalmente na cidade no dia 9 de maio. A idéia surgiu durante experiências práticas de Dantas, que percebeu que suas namoradas demoravam muito para atingir o orgasmo e ele não conseguia esperar por elas.
O evento está ganhando fôlego e repercussão internacional. Dantas já deu entrevistas para a imprensa de outros países, como Portugal, Cuba, Rússia e Reino Unido.
A urna eletrônica do orgasmo, um e-mail ([email protected]) criado no ano passado para coletar opiniões, desabafos e sugestões, recebeu mensagens do mundo todo. "Há casos de mulheres casadas há mais de 15 anos que nunca tiveram um orgasmo", diz o ex-vereador.
Visualizando o potencial turístico do evento, uma agência de turismo do Piauí cedeu gratuitamente um ônibus para levar pessoas de Teresina para a pequena cidade de Esperantina, que tem 34 mil habitantes.