Ao que tudo indica outras cidades do mundo sofrem com um dos males que mais afligem os londrinenses: as pombas. Atormentados pela indesejável presença de cerca de 5 mil aves que sobrevoam diariamente a cidade de Los Angeles, lideres locais estão tomando as devidas providências e vão apelar para o controle da população de aves usando um método anticoncepcional.
Nesta segunda-feira (30), uma associação de Hollywood anunciou que uma pílula anticoncepcional será usada para conter a explosão no número de pombos na badalada Hollywood.
A presidente da Argyle Civic Association, Laura Dodson, explica que a idéia é aceita por grupos de defesa dos animais e parece ser hoje a forma "mais humana" de lidar com a "bagunça" que teria virado o controle da população de pombos em Hollywood.
Leia mais:
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
'Ainda Estou Aqui' é incluído na NBR, prêmio tradicional da crítica americana
ONU aprova conferência para discutir criação de Estado palestino
Um contraceptivo chamado OvoControl P, que impede o desenvolvimento do ovo, seria misturado à comida deixada para os pombos em telhados e outros locais.
Estima-se que haja cerca de cinco mil pombos na região de Hollywood, número que, segundo Dodson, tem crescido graças ao hábito das pessoas de dar comida aos pombos. Até 2012, com a adoção do programa, a associação espera reduzir a população de pombos à metade.
"Nós queremos que as pessoas entendam que têm de parar de alimentar pombos."
A Argyle Civic Association alerta no seu site que pombos (Columba livia) podem transmitir doenças a seres humanos como ornitose, criptococose e dermatites, entre outras.
A associação destaca outras desvantagens de uma grande população desse tipo de ave, como o custo para limpar seus excrementos de áreas públicas. Segundo ela, o projeto deverá ter início nos próximos meses.
Para os londrinenses, infelizmente, as semelhanças entre os casos de superpopulação de pombas terminam aqui. Lá, nos Estados Unidos, os casos são estudados, detectados precocemente, as providências anunciadas e as ações cumpridas. Diferente daqui, onde muito se fala e nada se faz para acabar com a invasão de uma população estimada em 300 mil pombas!