Cientistas israelenses anunciaram ter colocado uma versão da Bíblia em um chip do tamanho de um grão de açúcar. Segundo os cientistas, o conteúdo da Bíblia, de 300 mil palavras em hebreu, foi inscrito em uma superfície de 0,5 milímetro de silício e coberta por uma camada fina de ouro.
A inscrição das letras foi feita com um dispositivo chamado Focused Iron Beam (Feixe de Íons em Foco, em tradução livre), que funciona como um "jato de água na areia", de acordo com o estudo.
"Quando o feixe de partículas atinge a superfície, os átomos de ouro saltam do raio, expondo a camada de silício que está embaixo", diz Ohad Zoahr, que liderou o estudo.
Leia mais:
Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
A olho nu
O conteúdo da 'nano Bíblia' só pode ser lido por um microscópio de escaneamento de elétrons (SEM, na sigla em inglês).
Segundo os pesquisadores do Instituto Haifa de Tecnologia, de Israel, o objetivo da pesquisa é atrair o interesse dos jovens pela nanotecnologia.
De acordo com os cientistas, o próximo passo será fotografar a "nano Bíblia" e criar um painel de 7x7 metros a ser exibido nas paredes do Instituto de Física da Universidade.
"A imagem vai possibilitar a leitura do conteúdo a olho nu", dizem os pesquisadores. "A imagem da nano Bíblia, que é do tamanho de um grão de açúcar, também será colocada ao lado do painel."
O recorde para a menor Bíblia do mundo é um exemplar que mede 2,8x3x4x1 centímetro, pesa 11,75 gramas e tem cerca de 1,5 mil páginas.