Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Novo artigo

Clones de Dolly são saudáveis e estão envelhecendo normalmente, diz estudo

Agência Estado
27 jul 2016 às 08:53

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os clones gerados a partir de células da ovelha Dolly estão envelhecendo normalmente, segundo um novo estudo publicado ontem na revista Nature Communications.

Primeiro animal clonado a partir de uma célula adulta, a ovelha Dolly foi sacrificada com uma injeção letal em 2003, após desenvolver osteoartrite, uma doença degenerativa das articulações, típica da idade avançada. Com sua morte precoce, especulou-se que animais clonados poderiam ter vidas mais curtas e menos saudáveis. Dolly morreu aos 6,5 anos, cerca de metade da expectativa de vida prevista para sua espécie.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No novo artigo, no entanto, um grupo de cientistas da Universidade de Nottingham (Reino Unido) descreve o primeiro estudo de longo prazo sobre a saúde de animais clonados. Eles analisaram 13 clones, com idade entre 7 e 9 anos - o equivalente a 60 a 70 anos na idade humana -, incluindo quatro ovelhas produzidas a partir da mesma linhagem de células de Dolly, batizadas de Daisy, Debbie, Denise e Dianna. As quatro nasceram em julho de 2007, a partir de células adultas da mesma glândula mamária que deu origem a Dolly. A conclusão do estudo é que as 13 ovelhas chegaram saudáveis à velhice, apresentando apenas leves sintomas de osteoartrite, considerados comuns nessa idade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda!

Ação humana, e não mudança do clima, levou à extinção de espécies de cangurus há 40 mil anos

Imagem de destaque
Terceira posse

Ditador Maduro assume novo mandato após eleição apontada como fraudada

Imagem de destaque
EUA

Trump culpa governador da Califórnia por incêndios em Los Angeles

Imagem de destaque
Afetou até o Oscar

Quais eventos foram cancelados em virtude do incêndio em Los Angeles?


A pesquisa foi liderada por Kevin Sinclair, da Universidade de Nottingham, que também participou da clonagem de Dolly, em 1996. Os cientistas submeteram os animais a avaliações dos músculos e esqueletos, a testes metabólicos e medições de pressão sanguínea, além de exames radiológicos de todas as articulações principais. Os resultados dos testes com as ovelhas clonadas foram comparados com os de um grupo de controle de ovelhas normais com idade de 5 a 8 anos. Os animais também foram submetidos a testes para tolerância à glicose e sensibilidade à insulina.


"O envelhecimento saudável dos clones ainda não havia sido devidamente investigado. Uma das preocupações nos primeiros dias era de que os descendentes de clones pudessem envelhecer prematuramente, e Dolly foi diagnosticada com osteoartrite com a idade de 5 anos. De acordo com nossas detalhadas avaliações, concluímos que nossos clones, considerando a idade, estão totalmente saudáveis", afirmou Sinclair.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo