Um grave acidente envolveu dois trens na tarde desta quinta-feira (30), em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Uma composição estava lotada, o outro trem estava vazio. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, oito pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas. Dessas, segundo os bombeiros, 15 estão em estado grave.
A SuperVia, concessionário que administra os trens do Rio de Janeiro, divulgou nota afirmando que o acidente aconteceu às 16h09, quando um "trem de de passageiros (prefixo UP171), com destino à estação de Japeri, colidiu com outro trem sem passageiros (WP908). Nas proximidades da estação Austin".
Cerca de 60 bombeiros dos quartéis de Nova Iguaçu e Duque de Caxias trabalharam no resgate, com o apoio de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As vítimas foram levadas para o Hospital da Posse, em Nova Iguaçu.
Leia mais:
Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
O diretor de operações da Supervia, João Gouveia, afirmou que os maquinistas não estão entre as vítimas fatais. Ele disse a imprensa que eles ficaram feridos e foram socorridos pelas equipes de resgate. O diretor declarou ainda que o trem carregado de passageiros era composto de oito vagões e que cerca de 800 passageiros estariam dentro do veículo no momento do acidente.
Para Gouveia, o depoimento dos maquinistas dos trens que se chocaram serão importantes para esclarecer as causas da colisão. "Vamos apurar as causas do acidente, para saber se houve falha técnica ou problema na sinalização," garantiu o diretor da SuperVia. Ele calcula que a investigação sobre o acidente estará concluída em 10 dias.
Por volta das 20 horas o Corpo de Bombeiros encerrou a busca às vítimas no local do acidente.