Um ataque com explosivos no ramal ferroviário da empresa El Cerrejón, no departamento de La Guajira, na Colômbia, paralisou a exportação de carvão, disse hoje (18) o ministro das Minas, Mauricio Cárdenas. El Cerrejón é a maior mina de carvão a céu aberto no mundo e produz 32 milhões de toneladas anuais.
O atentado, supostamente praticado pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), ocorreu a 15 quilômetros da mina, no município de Puerto Bolívar, informou o ministro.
A explosão, segundo comunicado da empresa El Cerrejón, foi registrada à 1h34 local, destruiu 250 metros da ferrovia e levou ao descarrilamento de um dos comboios de carvão, depois de ele ter descarregado no porto de exportação.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Segundo Cárdenas, devido a esse ataque, a Colômbia deixará de exportar 10 mil toneladas diárias de carvão, correspondentes a cerca de 3 milhões de euros.
O diretor de Sustentabilidade da empresa, Julián González, acredita que o atentado poderá paralisar o transporte ferroviário por três dias.