Com o aumento da procura por chocolate na Páscoa é importante lembrar que o consumo exagerado pode ser um risco para a saúde e mais especificamente para o coração.
Especialistas explicam que, mesmo tendo o cacau em sua própria composição uma substância chamada flavonóides, que segundo estudos da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e câncer, isso não indica que o consumo de chocolate ajuda na prevenção destas doenças, já que a quantidade da flavonóides existente no doce não é grande o suficiente para isso.
O cardiologista Marcos Bubna, do Hospital Cardiológico Costantini, alerta que a ingestão exagerada do chocolate pode trazer resultados pouco saudáveis como o ganho de peso. O risco aumenta no caso de pessoas com colesterol alto ou diabéticos.
Leia mais:
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
'Ainda Estou Aqui' é incluído na NBR, prêmio tradicional da crítica americana
ONU aprova conferência para discutir criação de Estado palestino
Tarifas em governo Trump 2 podem provocar invasão de produtos chineses no Brasil
É verdade que os efeitos de bem estar e ânimo que o consumo de chocolate pode causar também já foram comprovados por pesquisas científicas. Esses efeitos ocorrem porque ao comer chocolate os níveis de serotonina e feniletilamina no cérebro aumentam, sendo também considerado um alimento estimulante, como o café.
Fibras
Além da moderação, o cardiologista aconselha o consumo de alimentos que contenham fibras, que ajudam e facilitam a digestão e a eliminar o excesso de gordura e açúcar ingeridos. Frutas com casca, verduras e legumes crus, além de cereais integrais são ricos em fibras.
O consumo de peixe também aumenta muito nesta data por conta da tradição religiosa, o que para os médicos é considerado bastante proveitoso, já que o peixe é um alimento saudável e pode balancear os efeitos de doces em maior quantidade.
Outra dica é: quem optar pelo chocolate, deve abster-se de outros doces. Existem também chocolates menos calóricos. O branco por exemplo, possui mais gordura e também mais colesterol. Já o chocolate escuro, possui mais cacau em sua composição, tendo assim menos gordura. O chocolate meio amargo é o que contém a menor quantidade de gordura.
Existem também chocolates dietéticos que, apesar de conter uma quantidade de açúcar bem menor, possuem mais gordura que os chocolates normais. Portanto, na hora de comprar chocolates é importante ler os rótulos.
Fonte: Assessoria de Imprensa