Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Direitos humanos

Combate a tráfico de pessoas é intensificado

Redação Bonde
25 fev 2006 às 16:39

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime iniciou nesta sexta-feira uma campanha de prevenção contra o tráfico de pessoas durante o Carnaval, em ações articuladas com o Ministério da Justiça e os governos do Rio de Janeiro, Ceará e Goiás.

A coordenadora do escritório das Nações Unidas no Ceará, Eline Marques, explicou que as ações já existem há um ano, mas agora será intensificado o trabalho de esclarecimento contra o aliciamento de menores pelas redes internacionais de tráfico de pessoas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo ela, qualquer fato estranho e que chame a atenção - como um casamento súbito ou proposta de emprego fácil no exterior para ganhar muito dinheiro - deve ser imediatamente denunciado às polícias Civil e Militar, que estão orientadas para encaminhar o caso. Um exemplo, lembrou Eline, foi a prisão de um italiano no mês passado, em Fortaleza, que aliciava garotos para "venda" na Itália pela internet.

Leia mais:

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes

Selton Mello e Fernanda Torres estrelam novo filme de Walter Salles
Citado

'Ainda Estou Aqui' é incluído na NBR, prêmio tradicional da crítica americana

Imagem de destaque
Apelo pela paz

ONU aprova conferência para discutir criação de Estado palestino

Imagem de destaque
Saiba mais

Tarifas em governo Trump 2 podem provocar invasão de produtos chineses no Brasil


A campanha tem apoio também do Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids, do Ministério da Saúde, que doou 100 mil camisinhas para distribuição às profissionais do sexo, junto com instruções para reconhecer e denunciar exploração sexual e tráfico de pessoas através dos telefones 0800-99-0500 ou 0(xx) 61 3311 8705 / 3311 8270.

Publicidade


A campanha ganhou, no último dia 21, o reforço de uma ação governamental que envolve oito ministérios e é coordenada pelo Ministério do Turismo. O Disque-Denúncia (0800-99-0500) já contabilizou mais de 5,5 mil ligações desde o lançamento.


No Carnaval do ano passado, foram registradas 14.376 denúncias e o estado com maior volume foi São Paulo, com 1.755 chamadas. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), há casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes em 936 municípios brasileiros.


Uma pesquisa das Nações Unidas constatou que as mulheres jovens, na faixa de 18 a 21 anos, solteiras e com baixa escolaridade, são o alvo principal das redes de aliciamento que operam no Brasil. A maioria dos aliciadores são homens bem estabelecidos, entre 30 e 40 anos, com bom grau de instrução e relações estáveis.

De acordo com a pesquisa, muitos aliciadores são empresários que atuam em diferentes negócios, como casas de espetáculos, comércio, agências de encontro, bares, agências de turismo e salões de beleza e os principais destinos das vítimas são Espanha, Itália e Portugal, mas existe tráfico também para Suíça, Israel, França, Japão e Estados Unidos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo