Mundo

Combates deixam mais de 200 mortos no Sri Lanka

31 dez 1969 às 21:33

O Sri Lanka registrou nesta quarta-feira (23) o combate mais violento em um ano e meio, que deixaram pelo menos 200 mortos, segundo balanços do Exército.

Os Tigres para a Libertação do Eelam Tâmil (LTTE) teriam matado pelo menos 100 soldados, enquanto o exército declara que mais de 100 rebeldes tâmeis morreram durante a violenta ofensiva. Um balanço não oficial cita 127 o número de soldados mortos ou desaparecidos.


Histórico


Os dois lados se enfrentam diariamente no norte do Sri Lanka, onde uma parte do território está, de fato, sob controle da guerrilha.


Em conflito desde 1972, os tigres tâmeis - de religião hinduísta - lutam pela independência do norte e nordeste do Sri Lanka, país povoado em 75% por cingaleses budistas.


Entre 60 e 70 mil pessoas morreram nos últimos 30 anos neste conflito.

Independente desde o dia 4 de fevereiro de 1948, o antigo Ceilão de 20 milhões de habitantes vive o mais velho conflito da Ásia, uma guerra onde alternam fases de combates, atentados e períodos de calma.


Continue lendo