Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Resultados Positivos

Começa Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Mama

Heloísa Prado - Bonde
14 ago 2006 às 19:27

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Sociedade Brasileira de Mastologia apresentou resultados positivos, ao lançar hoje (14) em 27 estados brasileiros, a sexta Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Mama, com o slogan "Câncer de mama, fique de olho". O presidente da entidade, Diógenes Basegio, disse à reportagem da Agência Brasil que as mulheres brasileiras estão mudando seus hábitos, depois que informações sobre a doença passaram a ser divulgadas mais intensamente nos órgãos de comunicação e centros de saúde.

Segundo Basegio, os especialistas desta área médica constataram que, desde 2000, quando a campanha teve início, aumentou o número de mulheres que fazem o auto-exame das mamas, bem como a freqüência dos exames periódicos de mamografia a partir dos 40 anos de idade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Hoje em torno de 30% a 40% dos tratamentos cirúrgicos são conservadores e não são mais retiradas as mamas (mastectomia). Exatamente porque o diagnóstico está sendo feito com mais precocidade. No entanto, nós temos muito que evoluir porque, infelizmente, 60% dos tumores são descobertos em fase avançada. Mas mudou. Na década de 90, nós tínhamos 75% dos diagnósticos dos tumores numa fase avançada", afirmou o médico.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Tarifas em governo Trump 2 podem provocar invasão de produtos chineses no Brasil

Imagem de destaque
Impostos

Rupert Grint, de Harry Potter, deve pagar R$ 14 milhões em batalha judicial

Imagem de destaque
Entenda

Argentina anuncia reforma migratória que pode afetar brasileiros no país

Imagem de destaque
De loja temática

Japão recolhe réplica de espada de Harry Potter por violação da lei de armas


"Muitas mulheres acham que, se fingir que não tem, vai ajudar. E não ajuda, porque o câncer progride, e o crescimento é fatal", afirmou Áurea. Quando o médico percebe que é um nódulo maligno no princípio, as técnicas estão muito avançadas. Quanto menor for o nódulo, quanto mais rápido for o tratamento, a perspectiva de vida é muito grande, acrescentou, destacando que o auto-exame, a mamografia e a ultrassonografia são as maiores armas a favor da mulher na questão do câncer.

Publicidade


A cada 36 minutos, uma mulher morre no Brasil vítima de câncer de mama. A estimativa para 2006 é que o tumor será o segundo mais incidente, com cerca de 50 mil novos casos. O Rio Grande do Sul é considerado o estado com maior número de casos da doença e Porto Alegre, a capital com mais novos casos por ano.


Pela primeira vez, um homem foi escolhido como garoto-propaganda da campanha que será promovida até sábado (19) em comerciais de TV, rádio, outdoors, ônibus e distribuição folhetos. De acordo com Basegio, a escolha do ator e humorista Luis Fernando Guimarães foi para dar mais descontração à abordagem do tema e também para chamar a atenção sobre a incidência do câncer de mama nos homens.

Durante a semana, palestras, debates, exames clínicos gratuitos, caminhadas, ações em shopping centers e praças. Além disso, estão previstas atividades recreativas nos municípios de Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Rio e Araruama. No encerramento, na manhã de sábado, stão previstas uma "pedalada" na Quinta da Boa Vista, no Rio, e caminhada pela orla da lagoa de Araruama, com distribuição das camisetas com o logotipo da campanha.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo