Cento e quinze cardeais de 52 países deran início na tarde desta segunda-feira (18) (final da manhã no Brasil) ao conclave, reunião de cardeiais que elegerá o 265º Papa da história da Igreja Católica.
Os cardeais só sairão do Vaticano quando tiverem escolhido o novo papa, e isto não tem prazo para ocorrer. Duas sessões diárias seguidas de votações e das tradicionais fumaças (preta, quando a votação não eleger um sucessor, e branca quando alguém for escolhido) marcarão o ritmo dessa reunião.
Uma missa intitulada ''Pela eleição do pontífice romano'', na basílica de São Pedro, às 10 h (5h de Brasília) simbolizou o início do conclave. O cardeal alemão Joseph Ratzinger, considerado um dos principais nomes à chefia da igreja, presidiu a missa e demonstrou em sua homilia a linha que deve ser considerada para a escolha do papa: a defesa da doutrina da igreja frente ao relativismo atual.
Leia mais:
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
Antes da primeira reunião a portas fechadas, foi transmitido pela TV a procissão dos 115 cardeais à capela Sistina. Lá, eles fizeram o juramento individual pré-conclave. Com a mão sobre o Evangelho, cada cardeal disse: "Eu prometo, comprometo-me e juro. Assim me ajudem Deus e este santo Evangelho".
Terminado o juramento, começaram as reflexões e o isolamento. O mestre-de-cerimônias vaticanas, monsenhor Piero Marini, disse, em latim, "extras omnes" (todos fora), e os cardeais foram trancados na capela - daí o nome conclave (com chave).
Conclave pode durar até 5 dias
A expectativa é que o conclave dure até cinco dias. O mais breve foi o que designou Pio 12, eleito em 24 horas na terceira rodada de votação, em 2 de março de 1939. O mais longo durou quatro dias, e foi resolvido na 14ª rodada de votação com a eleição de Pio 11, em 6 de fevereiro de 1922.
João Paulo 2º foi eleito em 48 horas e oito rodadas de votação no dia 16 de outubro de 1978, e reinou sobre a Igreja Católica durante 26 anos e cinco meses. Seu antecessor, João Paulo 1º, foi eleito em 24 horas, após quatro rodadas de votação.
Fonte: Folha Online