Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Luto

Compositor Padre Penalva é enterrado em Curitiba

Redação - Folha de Londrina
21 out 2002 às 20:05

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um cartaz em frente à Faculdade de Música e Belas Artes, em Curitiba, nesta segunda-feira pela manhã, avisava que o País perdeu um dos seus maiores compositores eruditos. Padre José de Almeida Penalva, morreu na tarde do último sábado, aos 78 anos. Natural de Campinas, mas radicado em Curitiba há quase duas décadas, o padre pertencia à Congregação dos Missionários Claretianos. Além de teólogo e professor, era músico e compositor. Ao longo de sua vida, especializou-se principalmente nas obras de Carlos Gomes.

Padre José Penalva estava internado no Hospital Cajuru, e há dois anos vinha sofrendo de complicações decorrentes da idade. Durante o tempo em que morou em Curitiba, atuou em parceria com a Camerata Antiqua e Orquestra Sinfônica do Paraná. Lecionou na Faculdade de Música e Belas Artes e regeu o grupo Madrical Vocale, entre outras atribuições.

Cadastre-se em nossa newsletter

Afastado desde 2000 do Studium Theologicum, faculdade vinculada à Paróquia do Imaculado Coração de Maria, onde lecionava Teologia Dogmática, o padre estava se recuperando de uma cirurgia. No sábado, os médicos avisaram que seu estado de saúde havia se complicado. Ele morreu às 17 horas do sábado. Seu corpo foi velado na Paróquia do Imaculado Coração de Maria, na Praça Ouvidor Pardinho. O enterro foi nesta segunda-feira, às 13 horas, no Cemitério do Água Verde.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo