Pesquisadores da Universidade de Bufallo, Estados Unidos, anunciaram a criação de uma tecnologia que possibilita a transmissão da sensação de tato via internet.
O nome da nova tecnologia é "sympathetic haptics", ou, em português, capacidade de sentir o que o outro sente. Segundo o diretor do Laboratório da Realidade Virtual da Universidade de Bufallo, Thenkurussi Kesavadas, ainda não é possível transmitir sensações complexas, mas já é possível enviar as sensações de toque em objetos ásperos ou macios.
O sympathetic haptcis funciona assim: emissor e receptor usam luvas que captam as sensações de macio ou áspero. Os estímulos captados vão para um computador central que difunde, via internet, os sinais de realidade virtual para PCs. O receptor deve então acompanhar os movimentos de um ponto que surge na tela do computador.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Os pesquisadores acreditam que a nova tecnologia pode gerar uma série de outras novidades que utilizarão a web para o ensino de várias habilidades, como medicina e artes plásticas, por exemplo.