A Companhia Energética do Rio de Janeiro, uma das maiores do estado, firma nesta terça-feira convênio com a Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (Afac), que permitirá que os clientes da Cerj portadores de deficiência visual optem pelo recebimento da conta de luz em braile.
Para isso, os interessados deverão se cadastrar nas agências da Cerj ou na sede da Afac. É necessário, porém, apresentar a conta de energia do titular. O cliente com deficiência visual pode ainda fazer o cadastro através do Ligue-Cerj, no telefone 0800-2800120.
Segundo a Cerj, o projeto abrange toda a área de concessão da empresa no estado. Depois de feito o cadastro do deficiente visual, o prazo necessário para emissão da primeira fatura em braile será de 30 dias, devido a questões operacionais.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Constarão da conta de energia as seguintes informações: nome e número do cliente, endereço, mês e ano da fatura, leitura anterior, leitura atual, consumo do mês em kWh/h e data de vencimento. O valor total da tarifa, do ICMS e do consumo do mês, os juros mensais, a multa moratória e a taxa de iluminação pública mensal estarão expressos em real.
A coordenadora da Afac, Marise Tostes, ficou satisfeita com a parceria. "Buscamos a independência e a inclusão dos deficientes visuais. As contas de luz em braile vão colaborar com o nosso objetivo", afirma Marise, que trabalha há seis anos como voluntária na entidade filantrópica inaugurada em 1931.
Informações Agência Brasil