No 17º dia da morte do Papa João Paulo II (18 de abril, portanto) terá início o conclave (reunião de cardeais) para a escolher do sucessor so sumo pontífice. A confirmação foi dada nesta quarta-feira (06) pelo porta-voz vaticano, Joaquín Navarro Valls.
Também foi aberto o testamento do Papa. De acordo com o porta-voz do Vaticano, não existe o nome do cardeal "in pectore", que o Papa mantinha em segredo. A Congregação de Cardeais terminou pouco depois do meio-dia, depois de duas horas e meia de reunião.
No dia 18, os cardeais realizarão pela manhã uma missa na basílica de São Pedro, a chamada missa vótiva "Pro elegendo papa", e pela tarde se reunirão na Capela Sistina, para começar o conclave.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Funeral durará 3 horas
A missa do funeral de João Paulo II durará três horas, das 10h locais (5h de Brasília) às 13h (8h).
A basílica ficará aberta ao público até a última hora da tarde de quinta-feira e, ao longo da noite, serão realizados os preparativos para os funerais de sexta (08).
Mais de um milhão de pessoas já deram adeus ao papa João Paulo II dentro da Basílica de São Pedro, no Vaticano.
De acordo com agências internacionais de notícias, mais de 1 milhão de peregrinos já chegaram a Roma. A expectativa, porém, é de que 4 milhões de pessoas desembarquem na capital italiana até sexta-feira.
Fonte:Terra