Sociedade internacional e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), são o tema da 3ª Conferência Mundial para as Relações Internacionais, aberta nesta segunda-feira (9) em Brasília. As informações são da Agência Brasil.
Até quinta-feira (12) o tema será abordado por 66 palestrantes – 13 deles estrangeiros –, com o objetivo de mostrar o que cada país representado no encontro está fazendo para alcançar os objetivos até 2015.
As oito metas do milênio são: acabar com a fome e a miséria; educação básica e de qualidade para todos; igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
Leia mais:
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Na solenidade de abertura, um dos organizadores da conferência, Tiago Lima, afirmou que na conferência serão "colocados frente à frente representantes de governos, de organizações não-governamentais e de empresas, a fim de buscar um denominador comum em torno das metas do milênio".
Paralelamente ao encontro, será apresentada uma mostra de filmes de curta metragem e vídeos produzidos em vários países, com o tema Os diferentes olhares do mundo.
No final da conferência, será entregue o 1º Prêmio Nós Fazemos Nossa Parte, destinado a incentivar iniciativas relacionadas com as metas. Foram inscritos 67 projetos, submetidos a uma comissão julgadora da Fundação Getúlio Vargas.
Para esta terça-feira (10), o encontro prevê apresentação de três projetos acadêmicos e debate sobre o tema Acabar com a Fome ea Miséria, para o qual é esperada a participação do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias.