Sociedade internacional e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), são o tema da 3ª Conferência Mundial para as Relações Internacionais, aberta nesta segunda-feira (9) em Brasília. As informações são da Agência Brasil.
Até quinta-feira (12) o tema será abordado por 66 palestrantes – 13 deles estrangeiros –, com o objetivo de mostrar o que cada país representado no encontro está fazendo para alcançar os objetivos até 2015.
As oito metas do milênio são: acabar com a fome e a miséria; educação básica e de qualidade para todos; igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
Leia mais:

Alto custo faz EUA suspenderem voos militares para deportar migrantes

Fluxo turístico no Vaticano se mantém mesmo com papa internado

Militar londrinense que luta na Ucrânia relata experiências na guerra contra a Rússia

Boletim informa mais uma noite tranquila do papa Francisco no hospital
Na solenidade de abertura, um dos organizadores da conferência, Tiago Lima, afirmou que na conferência serão "colocados frente à frente representantes de governos, de organizações não-governamentais e de empresas, a fim de buscar um denominador comum em torno das metas do milênio".
Paralelamente ao encontro, será apresentada uma mostra de filmes de curta metragem e vídeos produzidos em vários países, com o tema Os diferentes olhares do mundo.
No final da conferência, será entregue o 1º Prêmio Nós Fazemos Nossa Parte, destinado a incentivar iniciativas relacionadas com as metas. Foram inscritos 67 projetos, submetidos a uma comissão julgadora da Fundação Getúlio Vargas.
Para esta terça-feira (10), o encontro prevê apresentação de três projetos acadêmicos e debate sobre o tema Acabar com a Fome ea Miséria, para o qual é esperada a participação do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias.