Foi confirmada na manhã desta sexta-feira (22) a prisão do vice-presidente da Associação dos Controladores de Tráfego Aéreo, Moisés Gomes de Almeida. Segundo o Bom Dia Brasil, ele vai ficar detido por dez dias, a partir de segunda-feira (25), por ter dado uma entrevista à rádio CBN na sexta-feira passada.
Na quarta-feira (20) passada, a Aeronáutica determinou a prisão administrativa do sargento Carlos Henrique Trifilio, presidente da Federação Brasileira das Associações de Controladores de Tráfego Aéreo.
Trifilio ficará detido por 20 dias, a partir de 2 de julho, por ter concedido entrevista sem estar autorizado, o que configuraria uma transgressão disciplinar.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Caos nos aeroportos
Hoje pode ser o quarto dia de atrasos nos vôos dos principais aeroportos do país. Os aeroportos de Congonhas e Cumbica (Guarulhos) operam com um esquema de espaçamento de vôo. O espaçamento ocorre quando o controle de tráfego aéreo nacional impõe um intervalo mínimo entre as decolagens que é maior que o normal.
A situação dos aeroportos está complicada desde terça-feira (19). Uma suposta operação-padrão dos controladores de vôo e falha nos monitores do Cindacta-1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo) prejudicaram o tráfego aéreo esta semana.