Foi confirmado o primeiro caso do Mal de Chagas em São Paulo. De acordo com o Diário de S. Paulo, o jovem Sandoval Barbosa Rodrigues, 26, está internado desde o dia 11 na unidade de terapia semi-intensiva do Hospital Samaritano.
Barbosa esteve presente em Joinville (SC), umas das regiões em que foi constatada a contaminação do caldo de cana, pelo protozoário trypanossoma cruzy.
No Paraná, já somam três os casos de pessoas com mal de Chagas diagnosticadas em hospitais de Curitiba desde o final de fevereiro, quando o governo de Santa Catarina divulgou a ocorrência de mortes naquele estado de pessoas que contraíram a doença bebendo caldo de cana.
Leia mais:
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Nos três casos, os pacientes moram e foram contaminados no estado vizinho, tendo vindo a Curitiba apenas para a realização de exames e tratamento. Ainda assim, a Secretaria Estadual de Saúde está orientando a população paranaense que esteve na região norte de Santa Catarina entre 1º e 20 de fevereiro e ingeriu caldo de cana para que procure o serviço público de saúde para a realização de exames.
A Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina confirmou nesta quarta-feira (23) duas novas mortes em decorrência do Mal de Chagas, elevando para seis o número de óbitos naquele Estado. Até agora são 37 casos suspeitos, com 19 confirmações.
Fonte: Terra