Uma proposta de emenda constitucional, em tramitação na Câmara dos Deputados, poderá alterar a data das posses de presidente da República e de governadores do dia 1º de janeiro para o dia 6 de janeiro, segunda-feira.
A proposta, de autoria do deputado José Genoíno(PT-SP), já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e depende, ainda, de apreciação da Comissão Especial de Mérito, a ser criada pelo presidente da Câmara, deputado Aécio Neves(PSDB-MG), e depois ser aprovada pelos plenários da Câmara e do Senado.
A emenda original muda a data das posses de 01 para 15 de janeiro. No entanto, o deputado Aécio Neves disse que irá apresentar emenda para que elas ocorram não no dia 15 mas no dia 6, por ser dia de Reis (feriado).
Leia mais:
Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Segundo Aécio, a posse do presidente da República é um momento muito importante para o eleito falar ao País e ao mundo questões importantes, dar sinais claros do que pretende fazer, mostrar suas propostas e seus compromissos à frente dos destinos da Nação.
Outra colocação feita pelo presidente da Câmara para justificar a mudança da data das posses é o fato de que em 6 de janeiro muitos chefes de países importantes poderão comparecer à posse do Presidente da República, enquanto que, no dia 1o de janeiro - dia mundial da Paz - a maioria dos chefes de outros países não pode prestigiar a posse.