Apesar de os sushis e sashimis ganharem cada vez mais adeptos no mundo, os japoneses comem menos peixe e parecem se inclinar para a carne vermelha, assinala um estudo publicado nesta terça-feira pela Agência de Pesca Japonesa.
Ao longo dos últimos 40 anos, o consumo de pescado no arquipélago diminuiu 20%, enquanto o de carne duplicou.
Em 2005, o japonês médio comprou quase tanta carne (12,6 quilos) como peixe (12,7 quilos), iniciando uma revolução culinária atribuída à progressiva ocidentalização dos gostos dos jovens e à incessante alta no preço do pescado.
Leia mais:
Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
"Não seria surpreendente se o consumo de carne superasse o de produtos marinhos no dia de hoje", acrescentou um diretor da Agência de Pesca, Toromi Hirano. "As gerações mais jovens abandonam os pratos tradicionais do pescado em proveito dos pratos de carne ao estilo ocidental", explicou.
Segundo o estudo, 32% das famílias preferem cozinhar carne porque alguns de seus membros, especialmente as crianças, não gostam de peixe.
"Aqueles que não gostavam de peixe quando eram pequenos tendem a evitar cozinhar o pescado quando adultos. É um círculo vicioso", lamentou Hirano.