Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Para aumentar renda

Controladores de vôo fazem atividades extras

Redação Bonde
22 mai 2007 às 17:39

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mais de 90% dos controladores de vôo brasileiros exercem uma segunda atividade para complementar a renda, revelou nesta terça-feira (22) o presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Proteção ao Vôo, Jorge Botelho, que representa os controladores civis. As informações são da Agência Brasil.

Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo da Câmara, Botelho disse que os baixos salários e a falta de estímulo para a atividade fazem com que muitos controladores tenham que buscar outra ocupação nas horas de folga, como ser motorista de ônibus ou taxista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo ele, um controlador civil com 35 anos ganha no máximo R$ 3,2 mil por mês. Questionado por parlamentares se o desempenho de uma segunda função poderia prejudicar a atuação profissional e colocar em risco a aviação civil no país, Botelho afirmou que sim.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confirmado

2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus

Imagem de destaque
Fez poucas aparições em 2024

Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez

Imagem de destaque
Atrapalhando o aprendizado

ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino

Imagem de destaque
Veja os detalhes

Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025


De acordo com ele, outro problema que tem prejudicado o trabalho dos controladores, colocando o risco a segurança aérea, é a falta de cursos de inglês. "Nós já tivemos vários episódios de problemas. Eu me lembro de um episódio do avião pousar na pista de táxi, de avião arremeter porque o controlador não entendeu o que o piloto estava falando, de avião passar perto do outro."

No depoimento à CPI, Botelho voltou a apontar a desmilitarização do controle do tráfego aéreo no país como uma das principais saídas para a crise no setor. "A crise não é simplesmente uma crise porque aconteceu um acidente, ela é uma crise que está ligada a problemas estruturais, e o problema principal que é a gestão militar".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo