Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ensino

Controle eletrônico de freqüência escolar começa este ano

Folha News
16 fev 2005 às 11:51

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Todas as escolas da rede pública de ensino do país começam a implantar ainda neste ano o sistema eletrônico de controle da freqüência escolar. Os editais para a compra dos equipamentos serão publicados em março pelo ministério da Educação. A implantação do sistema vai custar entre R$ 100 e R$ 120 milhões.

De acordo com o secretário executivo adjunto do ministério da Educação, Jairo Jorge da Silva, o Sistema de Acompanhamento de Freqüência Escolar (Safe) trará vários benefícios, entre eles a melhor distribuição de recursos públicos e uma administração mais eficientes. "O sistema eletrônico de freqüência vai combater a evasão, otimizar o uso dos recursos públicos e proporcionará uma gestão mais eficiente. Tudo isso vai garantir a qualidade da educação básica", garante o secretário.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O novo sistema também vai proporcionar maior controle sobre o pagamento dos programas sociais do governo, que têm como uma das exigências a manutenção das crianças na escola. "Esse sistema tem vínculo com os programas sociais do governo a partir da exigência do Bolsa Família que é a presença da criança na escola", afirma Jairo da Silva.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dos EUA

Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster

Imagem de destaque
Mais procurados

Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024

Imagem de destaque
Confirmado

2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus

Imagem de destaque
Fez poucas aparições em 2024

Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez


O secretário-executivo adjunto informou também que, ainda neste ano, entre abril e julho, será feito um cadastro dos 55 milhões de alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas e particulares. Esses dados servirão de base para a implantação do Sistema de Acompanhamento da Freqüência Escolar e para o Censo Escolar a partir de 2006, com informações em tempo real.

Publicidade


Jairo Jorge da Silva citou ainda outras vantagens do Safe, como a segurança que os pais terão de que seus filhos estão realmente na sala de aula, e para os professores e gestores escolares, que vão programar melhor as atividades desenvolvidas em classe e extraclasse e junto à comunidade.


O Safe começa a ser testado no primeiro semestre de 2005 e será implantado nas escolas, progressivamente, a partir do segundo semestre.

Informações Radiobrás


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo