O Comitê de Política Monetária (Copom) decide nesta quarta-feira (5) sobre a taxa básica de juros, a Selic (Sistema Eletrônico de Liquidação e Custódia). A taxa, que está atualmente em 11,25% ao ano, indica quanto o governo paga em juros pelos títulos que emite regularmente para refinanciar sua dívida.
A reunião do Copom BC é realizada em duas sessões. Ontem foi o primeiro dia, com a apresentações técnicas da conjuntura econômica por chefes de departamento. Hoje, na segunda sessão, participam apenas os diretores, que decidem sobre a Selic. O anúncio da taxa básica de juros é feito depois do fechamento do mercado financeiro, por volta das 19h.
Para decidir o patamar da taxa básica de juros, o Copom leva em consideração diversos fatores, entre eles, a previsão da inflação futura e as tendências momentâneas de queda ou elevação dos preços da economia. O comitê também avalia o cenário externo para tomar a decisão.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
No último Relatório de Inflação, divulgado em dezembro, o Banco Central mostrou preocupação com a possiblidade de inflação gerada pelo aquecimento da atividade econômica e aumento da demanda (procura por produtos). Com esse aquecimento há o temor de que o aumento de preços ocorra de forma disseminada.
Agência Brasil