A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou sua preocupação com a declaração dos EUA de que a Coréia do Norte teria admitido manter um programa secreto de armas nucleares. De acordo com a Agência Reuters, a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) disse que essas declarações, se verdadeiras, significariam que o governo norte-coreano havia enganado a ONU a respeito de um programa sempre apresentado como um esforço inofensivo de desenvolvimento de energia atômica.
"Estamos muito preocupados", disse Mark Gwozdecky, porta-voz da IAEA, acrescentando que a agência havia entrado em contato com o governo norte-americano para obter maiores detalhes. "Também entraremos em contato com a Coréia do Norte para conhecer a opinião deles a respeito da declaração dos EUA", disse.
Importantes autoridades norte-americanas disseram na quarta-feira que o país asiático havia reconhecido possuir um programa secreto de armas nucleares em violação ao acordo bilateral de 1994, no qual o governo norte-coreano prometeu congelar o desenvolvimento de armas nucleares.