O corpo do general Urano Teixeira da Matta Bacellar, que comandava as tropas da Missão de Paz das Nações Unidas no Haiti, chegou às 9h à Base Aérea de Brasília.
O ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, general Jorge Armando Félix, acompanhou a chegada do corpo, que será levado para o Instituto Médico Legal de Brasília para ser embalsamado. Uma autópsia será realizada para saber se ele foi assassinado ou cometeu suicídio. O atestado de óbito, providenciado pela Embaixada do Brasil, registrou parada cardíaca como causa da morte.
Nesta quarta-feira (11), às 8h30. será feita uma homenagem à memória do general na Base Aérea, antes do embarque do corpo para o Rio de Janeiro. Na chegada ao Rio também está prevista uma cerimônia de honras fúnebres e, em seguida, o corpo será levado para o Memorial do Carmo, no Cemitério do Caju, onde será enterrado.
Leia mais:
Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
O general Bacellar tinha 58 anos e chefiava a missão de paz no Haiti desde setembro do ano passado. Ele foi encontrado morto no sábado, com um tiro na cabeça, no quarto do hotel onde morava em Porto Príncipe, capital haitiana. O general era casado e deixa dois filhos, que moram nos Estados Unidos.
Informações da ABr e Agência Estado