Depois de ter sido velado durante quase todo o fim de semana, o caixão com o corpo do Alto Comissário para Direitos Humanos da ONU, Sérgio Vieira de Mello já chegou em Genebra, em um vôo da Força Aérea Brasileira (FAB). O avião saiu do Brasil por volta das 15h de domingo.
O diplomata foi velado no Palácio da Cidade,sede social da Prefeitura do Rio, onde estiveram presentes familiares e várias autoridades, entre elas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, que veio ao país para se despedir do amigo. De acordo com a prefeitura, cerca de mil pessoas passaram pelo Palácio nos dois dias do velório.
A viúva do diplomata informou que seu corpo será sepultado no Cemitére des Roix, em Genebra, provavelmente na próxima quinta-feira. As primeiras informações diziam que o Alto Comissário seria enterrado na França. Na noite de sábado, durante um jantar no Hotel Copacabana Palace, o secretário-geral da ONU haveria sugerido à família que o corpo fosse enterrado no Panteon da ONU, também em Genebra.
Leia mais:
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
Em declaração à imprensa, Annie Vieira de Mello agradeceu ao povo brasileiro pelo "testemunho de solidariedade" à família e disse que sua intenção não é roubar Sérgio Vieira de seu país. Ela afirmou que seu marido era um cidadão do mundo, com coração brasileiro, e que a escolha de ter uma família perto de Genebra foi dele.
Segundo ela, a viagem ao Brasil foi penosa para os filhos, mas eles acharam que seria justo que Sérgio pudesse vir ao país para se despedir de seu povo.
O sobrinho e afilhado do diplomata, André Simões, disse que toda a família está agradecida pela série de homenagens recebidas. "Agradeço com amor e carinho a todos vocês. Muito Obrigado", disse. André disse ainda que a família recebeu com alegria a possibilidade da indicação de seu tio para o Prêmio Nobel da Paz. "Tenho certeza de que onde Sérgio estiver, estará trabalhando para o mundo melhor."
A missa de 7º dia de Sérgio Vieira de Mello está marcada para esta terça-feira, na Igreja da Ressureição, em Copacabana, as 19h. Nesta segunda, uma outra missa em memória do diplomata será realizada na igreja de Santa Agnes, em Nova York.