Começaram na manhã desta terça-feira (9) as primárias republicanas e democratas de New Hampshire, a segunda etapa da corrida presidencial nos Estados Unidos.
As votações iniciaram à meia-noite local (3h em Brasília), na cidadezinha de Dixville Notch, a 30 quilômetros (km) da fronteira canadense e onde havia apenas nove eleitores registrados. No lado democrata, o senador por Vermont Bernie Sanders levou todos os votos, enquanto na disputa republicana o governador de Ohio, John Kasich, venceu Donald Trump por 3 a 2.
Sanders é franco favorito para a vitória no pequeno estado do nordeste dos EUA, após ter quase empatado com a ex-secretária de Estado Hillary Clinton no caucus de Iowa. A última pesquisa, realizada pelo American Research Group, dá 53% para o senador e 41% para a ex-primeira-dama.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
No lado republicano, a sondagem mais recente, feita pelo mesmo instituto, coloca Trump em vantagem, com 33%, seguido por Kasich (17%) e pelo senador de origem cubana Marco Rubio (14%). O vencedor de Iowa, Ted Cruz, representante do movimento ultraconservador Tea Party, aparece em quarto, com 10% das intenções de voto, logo à frente do ex-governador da Flórida Jeb Bush (9%).
Apesar de estratégico, por ser um dos primeiros estados das primárias, New Hampshire tem pouco peso na contagem total dos votos no país, já que dará apenas 23 delegados para os republicanos e 32 para os democratas.