Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Nesta terça

CPI do Banestado apresenta resultados da viagem aos EUA

Bonde, com informações da Agência Senado
01 set 2003 às 16:29

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O deputado José Mentor (PT-SP), relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Banestado, que investiga a evasão de divisas pelas contas CC-5, deve apresentar na terça-feira os primeiros resultados da viagem feita pelos parlamentares que integram a comissão às cidades de Nova York e Washington, nos Estados Unidos. Na mesma reunião, a CPI também deve definir o cronograma de ação para o mês de setembro.

Por causa da visita, a Procuradoria de Justiça de Manhattan, em Nova York, colocou à disposição dos integrantes da CPI 270 caixas de documentos com toda a movimentação bancária da agência do Banestado naquela cidade e prometeu ajudar na identificação dos beneficiários das remessas irregulares feitas de Foz do Iguaçu (PR).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A reunião foi extraordinária. Não podia ser melhor. Os procuradores de Manhattan revelaram enorme disposição de colaborar com a CPI e com as autoridades brasileiras que estão investigando a evasão de divisas. Está sepultada qualquer possibilidade de a CPI não ter acesso aos documentos", disse, nos Estados Unidos, o presidente da CPI, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT).

Leia mais:

Imagem de destaque
Confirmado

2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus

Imagem de destaque
Fez poucas aparições em 2024

Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez

Imagem de destaque
Atrapalhando o aprendizado

ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino

Imagem de destaque
Veja os detalhes

Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025


Durante as diligências, os deputados e senadores brasileiros visitaram o Departamento de Justiça americano, acompanhando os procuradores e policiais federais que participam da força-tarefa brasileira que investiga o caso.

Publicidade


Uma relação de 170 brasileiros que possuem bens não declarados ao Imposto de Renda superiores a US$ 800 mil, nos Estados Unidos, foi entregue, em Washington, pelo representante da Receita Federal ao presidente da CPI.


Os integrantes da CPI visitaram ainda a comissão que investiga, no Congresso americano, a lavagem de dinheiro. Eles estiveram em busca de informações sobre empresas off-shore que promoveram evasão de divisas do Brasil.

A Operação Macuco, desencadeada pela Polícia Federal, apurou a evasão de US$ 30 bilhões do Brasil entre os anos de 1996 e 2002.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo