O britânico Tim Berners-Lee, responsável pela criação da world wide web (www), afirmou que a internet corre o risco de ser corrompida por golpistas. O especialista disse nesta semana ao jornal "The Guardian" que, se a rede mundial de computadores se desenvolver livremente, fenômenos ruins podem comprometer sua utilidade. As informações são do G1.
"Há um grande risco de a internet tornar-se um lugar no qual as inverdades comecem a se espalhar mais do que as verdades", disse o especialista ao jornal. Berners-Lee afirma que os blogs (diários virtuais) estão no centro dessa polêmica, por conta dos riscos associados a informações imprecisas, dados que não podem ser chegados e difamação.
"O mundo dos blogs é formado por pessoas que lêem estes diários e direcionam os internautas para eles", afirmou. Por isso, o pai da web sugere que os internautas possam sempre checar a fonte original da informação "consumida". O britânico também defende a liberdade da internet, que deve ser "aberta para o uso de todos".
Leia mais:
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
O pesquisador entrou para a história quando desenvolveu, no início dos anos 90, o conceito de hiperlinks, um navegador e um servidor. Em agosto de 1991, ele colocou no ar uma página que explicava o conceito da rede: "o WorldWideWeb tem como objetivo criar links [ligações] para qualquer informação, em qualquer lugar". Sua invenção revolucionou a maneira como milhões de pessoas trabalham, fazem negócios e se relacionam.