A cidade paulista de Cubatão foi considerada uma das 35 mais poluídas do planeta em um estudo divulgado por uma organização ambiental americana, o Instituto Blacksmith. No relatório, a cidade da Baixada Santista foi descrita por um membro do instituto como "um local aonde você não gostaria de passar suas férias".
Estima-se que metade dos habitantes de Cubatão sofria de problemas respiratórios no início dessa década de 80, quando a cidade registrou taxas recordes de mortalidade infantil - que equivaliam ao dobro da brasileira, disse o estudo.
Apesar disso, segundo o Instituto Blacksmith, a cidade da Baixada Santista viveu "reformas progressivas" nos últimos 15 anos, que amenizaram o problema e garantiram que ela escapasse de figurar entre as dez mais poluídas do mundo neste estudo.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Metais pesados - O instituto pediu a especialistas de diversas universidades, entre elas as americanas Johns Hopkins e Harvard, que analisasem a situação de 35 cidades que foram selecionadas entre 300 em todo o mundo em que a poluição atinge níveis mais críticos.
Os cientistas não compilaram um ranking e se concentraram em analisar como o problema da poluição se apresenta nesses locais. Eles levaram em consideração o tamanho da área afetada pela poluição, a severidade dos tóxicos envolvidos e o efeito do envenenamento na saúde da população local, especialmente em crianças.
A pesquisa mostrou que a maior fonte de poluição são os metais pesados, como chumbo, que afetam dez milhões de pessoas no mundo em desenvolvimento. "Morar em uma cidade com problemas sérios de poluição é como viver sob o peso de uma sentença de morte. Se o dano não vier do envenenamento imediato, câncer, infecções pulmonares e problemas mentais são conseqüências prováveis", disseram os pesquisadores.
"No mundo em desenvolvimento, a poluição mata milhares de pessoas indiscriminadamente, abrevia vidas, prejudica o crescimento e o desenvolvimento de crianças e instala um quadro de doenças crônicas que torna quase impossível qualquer desenvolvimento econômico forte."
Em algumas cidades, a expectativa de vida se aproxima das taxas medievais, enquanto os defeitos de nascença são norma, e não exceção. Em outros lugares, a taxa de asma em crianças superam 90%, e problemas mentais são endêmicos. (BBC Brasil)
As 10 localidades mais poluídas do mundo
Chernobyl, Ucrânia
Dzerzhinsk, Rússia
Haina, República Dominicana
Kabwe, Zâmbia
La Oroya, Peru
Linfen, China
Maiuu Suu, Quirguistão
Norilsk, Rússia
Ranipet, India
Rudnaya Pristan/Dalnegorsk, Rússia
Fonte: Instituto Blacksmith