Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
El País

D. Luiz Cappio desafia Lula, diz jornal espanhol

Redação Bonde
26 dez 2007 às 09:26

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma reportagem publicada nesta quarta-feira (26) no jornal espanhol El País afirma que o bispo d. Luiz Cappio é um "Dom Quixote da ecologia" que desafia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A matéria, que apelida d. Cappio de "bispo verde", relata a greve de fome que o religioso baiano realizou por quase um mês até perder a consciência, em protesto contra a obra de transposição do rio São Francisco.

"Cappio não é um ingênuo e nem um fundamentalista. Todos o consideram um homem de fé que tem 40 anos dedicados aos mais pobres e a estudar o rio São Francisco, símbolo para ele da vida que oferece água aos camponeses ribeirinhos, e cujos 2,8 mil km percorreu durante um ano junto com um sociólogo e um agricultor para, em seguida, escrever um livro", descreve o El País.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O artigo lembra que o bispo vem realizando protestos contra a transposição do rio São Francisco desde 2005. Naquele ano, outra greve de fome foi interrompida depois de 11 dias, quando Lula concordou em receber e escutar o religioso. Mas o presidente quebrou sua promessa todas as vezes, afirma o diário.

Leia mais:

Imagem de destaque
durante uma festa do rapper

Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas

Imagem de destaque
Previsão da ONU

La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência

Imagem de destaque
Dos EUA

Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster


"O projeto de levar água ao nordeste pobre e semiárido é uma possibilidade tratada desde os tempos do império, mas que ninguém se atreveu em levá-lo adiante, temendo um desastre ecológico, a morte do rio e os problemas que sofreriam as 12 milhões de pessoas que vivem às margens do rio", diz o correspondente do jornal.

Publicidade


"Lula, desafiando todas as dificuldades, decidiu tocar as obras, apesar dos 14 recursos no Supremo Tribunal Federal."


Segundo o El País, "o bispo ecologista, já recuperado, retornou à sua diocese. Não para descansar. Defensor das causas desesperadas, seguirá dando dor de cabeça ao poder".

As informações são da BBC Brasil.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo