Atenas - Na volta ao ponto de partida da história dos Jogos Olímpicos, Atenas está preparada para iniciar a disputa do principal evento do calendário esportivo mundial. A cerimônia oficial de abertura da Olimpíada acontece hoje, a partir das 14h45 (de Brasília), no Estádio Olímpico de Atenas. Serão 202 países em desfile representados por cerca de 12 mil competidores.
A cerimônia terá algumas novidades neste ano. Tradicionalmente a primeira delegação a desfilar nas edições olímpicas, a Grécia encerrará o evento. Apenas a bandeira do país entrará antes de todos as outras nações, como forma de simbolizar a volta dos Jogos ao país, que abrigou a primeira edição da Era Moderna, em 1896.
A ordem de entrada das delegações seguirá a sequência do alfabeto grego. Assim, o Brasil será o 31º país a entrar na pista do Estádio Olímpico. A previsão do Athoc (comitê organizador dos Jogos de Atenas) é de que os brasileiros desfilem por volta das 16 horas. Países acostumados em estar entre as primeiras delegações terão de esperar quase até o final da cerimônia. É o caso do Chile, que na grafia grega é escrito com X e só desfilará antes de três delegações China, Hong Kong e a própria Grécia.
Leia a matéria completa na edição desta sexta da
Folha de Londrina