Depois das chuvas fortes que deixaram mais de 200 pessoas desabrigadas em Minas Gerais, ontem (12), outras regiões do país deverão ser atingidas por tempestades ainda nesta terça e quarta (13), de acordo com a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional.
A Sedec enviou alerta de temporais isolados com chuva forte às defesas civis dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Segundo a Defesa Civil, há risco de temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento entre 50 e 70 quilômetros por hora. Até amanhã (14), áreas de instabilidade provocarão pancadas de chuva no oeste e sul do Rio Grande do Sul e no norte do Mato Grosso do Sul. E uma frente fria que se desloca pelo sul do país poderá provocar granizo no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Na quinta-feira (15), a chuva deverá chegar a São Paulo.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
A recomendação da Defesa Civil é que a população evite áreas de risco, como locais com possibilidade de alagamento e de deslizamento de encostas, além de evitar transitar em locais sem proteção contra raios ou ventos fortes.