Agitado desde o início da semana, por conta do mau tempo, o mar fez nesta quarta-feira (6), no Rio de Janeiro, sua primeira vítima: João Donizete da Silva, de 49 anos. Ele morreu afogado na Praia Vermelha, na Urca, zona sul do Rio. Silva era cego e viera de São Paulo para participar de um campeonato de futebol para deficientes. Não percebeu quando uma vala se formou justamente no ponto em que estava e acabou submerso.
O incidente aconteceu por volta das 11h30. Uma equipe de guarda-vidas estava na praia, mas não notou que o grupo - de dez pessoas - era formado por cegos. Segundo os bombeiros, havia, inclusive, uma placa que dizia que o ponto era perigoso. O aviso não foi lido pelo responsável pelos esportistas, que não tem deficiência. Silva sofreu um choque térmico (a água estava muito fria) e morreu ainda na areia, enquanto estava sendo socorrido por guarda-vidas.
Fabrício Medeiros da Cunha, de 19 anos, que estava com ele, quase se afogou. O rapaz foi levado para o Hospital Miguel Couto e passa bem. O grupo era do Centro de Emancipação Social e Esportiva de Cegos (Cesec), de São Paulo.