Um congressista norte-americano que encontrou-se com líderes norte-coreanos em Pyongyang na semana passada disse nesta terça que a Coréia do Norte deve desistir de seu programa nuclear em troca de garantias de que Washington não tentará derrubá-los.
"Acredito que a Coréia do Norte está disposta a colocar fim a seu programa nuclear em troca de algumas garantias dos EUA de que não estamos buscando uma mudança de regime por lá", disse Eliot Engel, democrata de Nova York, em uma declaração escrita.
"Eles acreditam que os EUA derrubaram [o líder iraquiano] Saddam Hussein como parte do "Eixo do mal" [Iraque, Irã e Coréia do Norte, segundo os EUA] e eles poderiam ser os próximos. Tive a sensação com os norte-coreanos de que eles estão usando as armas nucleares como barganha para evitar que os EUA derrubem o governo", acrescentou.
Leia mais:
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
A Coréia do Norte pediu repetidas vezes aos EUA - principalmente através da mídia oficial - uma garantia formal de que não será atacada.
Os Estados Unidos têm sido relutantes em assinar um documento formal, mas autoridades norte-americanas disseram que considerariam a idéia de fazer algo por escrito.
Engel participou de uma delegação de seis membros da Câmara dos Deputados que conversaram no sábado (31) em Pyongyang com o Ministro das Relações Exteriores norte-coreano Paek Nam-sun e com o presidente da Assembléia Suprema do povo (Parlamento).